Nossa História

A Origem do Nome Caverá

O Caverá é uma região na fronteira-oeste do Rio Grande do Sul, situada entre cerros, que se estende entre Rosário do Sul a Alegrete. Na Revolução de 1923, entre os Maragatos (os revolucionários) e os Chimangos (os legalistas) o Caverá foi o santuário do caudilho maragato Honório Lemes, justamente apelidado "O Leão do Caverá" e tropeiro da liberdade.
Personagem histórico nascido em Cachoeira do Sul em 23 dezembro 1864, durante a Guerra contra Aguirre, do Uruguai e pródomos da Guerra do Paraguai e falecido em 30 setembro 1930, 3 dias antes da eclosão da Revolução de 30, aos 65 anos e sepultado e Rosário. Apelando em poesia Testamento a seguinte inscrição na lápide em seu túmulo : " Aqui jaz o tropeiro O Leão do Caverá". 
O povo gaúcho, orgulhoso de sua terra tem em seus mitos e lendas sua auto-biografia. Existiu e existe, uma necessidade sempre urgente de explicar-se e recontar seu glorioso passado, relatar suas memórias. Aqui, com o friozinho do minuano, reunimo-nos em rodas de chimarrão,com um fogo de chão acesso e aconchegados em fofos pelegos, onde através de uns poucos "dedos de prosa", se ressuscita fantasmas que o tempo e a tradição não nos deixa esquecer, até porque, tal ato, não deixa de ser uma transmissão de amor à terra, perpetuação de um hábito que se aperfeiçoa a cada geração. Desde de guri, o gaúcho gosta do que é seu e já recebe mensagens de alegria e entusiasmo para transmitir aos tempos de amanhã.

 

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados | Cavera Country Park

Desenvolvido por SejaPrime